top of page

A Mentalidade Enxuta nos escritórios e o foco no Cliente

Dada a competitividade que o mercado impõe, torna-se cada vez mais necessário as empresas olharem para seus processos de forma a torná-los cada vez melhores e mais alinhados com as necessidades dos clientes, sejam eles externos ou internos. É uma verdade “incompleta” a ideia de que, trabalhando apenas na manufatura, no canteiro de obras ou em outros processos produtivos, teremos os resultados que nos permitem um maior nível de competitividade. O engano está em pensar que apenas os processos produtivos trazem retorno e esquecer que o Lean é uma filosofia de gestão a qual precisa permear todo o fluxo de valor da organização para que possa potencializar seus resultados. Precisamos falar dos escritórios, dos setores administrativos.


Aí temos um link um tanto quanto complexo de ser trabalhado, pois muitas organizações trabalham com departamentos que focam no ótimo local e não no global, tendo plena consciência ou não desse fato. As áreas da sua empresa sabem quais produtos entregam? Quais as informações precisam para gerar esses produtos? Quem fornece essas informações e como? Quais os processos necessários para entregar os produtos? E para quem entregam? Quem são seus clientes? Qual a percepção desses clientes sobre os produtos? Como necessitam recebê-los?


Pode parecer muita coisa, mas as perguntas acima são o MÍNIMO para que uma área entenda mais claramente seu propósito e suas relações dentro da organização. Se não sabemos como responder as perguntas acima, ficam as reflexões: quantos desperdícios estão escondidos atrás dessas respostas que porventura não saibamos? Quantas melhorias estão perdidas nessas informações desconhecidas?


Temos um grande trabalho pela frente em trazer cada vez mais os conceitos da filosofia Lean para os escritórios de forma a conectar cada vez mais as áreas, reduzir os obstáculos entre elas e eliminar os silos!


O Lean Office tem justamente esta proposta de trabalho: trazer os conceitos Lean desenvolvidos e aperfeiçoados nos mais diversos processos produtivos para as áreas administrativas e nós, da CLIMB Consulting, estamos prontos para te ajudar nessa jornada de autoconhecimento e evolução!


280 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page