Augin - plataforma gratuita de realidade aumentada para construção civil



A tecnologia de visualização físico-digital vem sendo muito incentivada em modelagem de games, aplicativos de compra de móveis e decoração, a realidade aumentada tem ganho cada vez mais espaço em diferentes segmentos de mercado. Trata-se de uma tecnologia que permite integrar informações ou objetos virtuais a um espaço real, por meio de ferramentas simples, como câmeras de celulares.


O Augin é uma plataforma de realidade aumentada na área de construção civil. Com fluxos automáticos, por meio de plugins, para o envio de arquivos de imagem em 3D, possibilitando a visualização dos modelos em escala real no ambiente. Projetos podem ser enviados para o aplicativo através do site ou plugins. Os tutoriais estão disponíveis no canal do Augin no Youtube. Com ele, qualquer profissional que quiser utilizar realidade aumentada em seus projetos tem o app à disposição. O aplicativo é gratuito e está à disposição de qualquer profissional que queira utilizar realidade aumentada em seus projetos, para download na Google Play e na App Store.


A startup Augin é parte de uma jornada que Juan Carlos Germano começou na Pauluzzi, fabricante de blocos cerâmicos, há quase 20 anos. A fabricante de blocos cerâmicos foi fundada em 1928, no Rio Grande do Sul, e com o passar das décadas conquistou a liderança no seu ramo de atuação. “Quando isso aconteceu, no início da década de 2000, passamos por um período de questionamentos, com a liderança de mercado veio a preocupação de inovar, pois não teríamos mais a quem copiar”, disse Juan Carlos [1].


Através do site augin.app os usuários podem verficiar as diversas funções como reference tracker, criação de vídeos, modelos tutoriais 4D e interações com as informações dos modelos BIM. A plataforma possui plugins com os softwares de modelagem mais utilizados no mercado, como: Revit, Archicad, Tekla, TQS, SketchUp, AltoQI, Active3D e BricsCAD. O aplicativo está em processo de evolução constante, por isso, os feedbacks são essenciais para aperfeiçoar as funcionalidades. Um exemplo foi o Portal My Augin que centraliza ferramentas para os usuários.


Outra funcionalidade recente da plataforma Augin é o Augin Hub, uma coleção de ferramentas criadas para ajudar empresas de todos os tamanhos a visualizar e conferir seus projetos de maneira fluida e rápida. É uma solução web que permite visualizar todos os projetos IFC, navegação otimizada com eficiência computacional e fluidez, permite acessar os parâmetros dos objetos BIM, selecionar de filtros para visualização customizada, fazer tour virtual com drone e posicionamento de Reference Tracker na aplicação desktop. O Augin Hub tem sua tecnologia baseada no IFC e ajuda a visualizar de maneira mais clara essa estrutura de dados. O Augin Hub fornece uma ótima experiência para os cliente e colaboradores otimizando a performance de visualização dos projetos. “Vivemos em um mundo tridimensional e nada mais simples do que visualizar projetos de construção civil também em 3D. Acredito que estamos vivendo a transição entre o 2D e o 3D. Existe um espaço de compreensão e ele pode ser muito maior”, [2] comentou Juan.


O Augin foi lançado no início de 2019 como uma spin-off da Pauluzzi, hoje a startup já possui 120 mil usuários presentes em mais de 170 países e já processou 200 mil projetos de engenharia e arquitetura. Segundo Juan Carlos Germano, sócio-diretor da Pauluzzi e CEO do Augin, um acaso foi responsável pelo crescimento de uma comunidade tão forte em torno da ferramenta. Como a solução foi testada direto no mercado, ela não veio com “manual de instruções” pronto. O primeiro tutorial foi criado por um usuário e acabou despertando uma intensa troca de experiências de uso nas redes sociais. [3] Hoje é possível encontrar no YouTube tutoriais de uso da plataforma Augin. Se quiser saber mais sobre o Augin, acesse: https://augin.app/



Drops da Inovação powered by Climb Group

O Drops da Inovação é o conteúdo da Climb sobre as inovações e tecnologias que estão transformando o setor da engenharia e construção no Brasil e no mundo, fique por dentro das novidades. Se você quiser saber mais sobre as principais inovações e startups que estão impactando o mercado mundial da Construção e revolucionando o mercado, siga @climbgroup no LinkedIn e no Instagram.


Acesse o site: https://www.climbgroup.com.br/


Referências:


[1] https://www.startse.com/noticia/nova-economia/aplicativo-augin-construtech

[2] https://augin.app/realidade-aumentada-para-a-construcao-civil/

[3] https://theshift.info/hot/como-o-app-augin-chegou-a-120-mil-usuarios-sem-gastar-em-marketing/?token=dGhpYWdvQGNsaW1iZ3JvdXAuY29tLmJyfDYxNjM=

7 visualizações0 comentário