ConstruCode - a democratização e digitalização da informação nos canteiros de obras

Atualizado: Jul 8



Um problema muito comum nos canteiros de obras é a comunicação ineficiente, a falta de clareza de informações e os projetos desatualizados nas atividades que englobam as etapas de projeto e de execução. Estes problemas influenciam diretamente no atraso nas entregas e na má qualidade dos empreendimentos, pois geram interferências entre projetos que causam retrabalho durante a execução da obra. Como consequência podem desgastar a relação com o cliente, gerar aditivos contratuais e/ou gerar ampliação dos prazos de entrega do empreendimento.


O ConstruCode, é uma construtech baiana que oferece a digitalização das plantas para os canteiros das obras, transforma automaticamente projetos de construção civil em etiquetas escaneáveis trazendo maior eficiência e inteligência para os canteiros. O empreendedor e engenheiro civil, Diego Mendes junto com sócio e engenheiro de software Leandro Mascarenhas, desenvolveram uma plataforma que gera etiquetas QR Code e permite a visualização das plantas em 2D ou 3D nos canteiros das obras nas respectivas áreas de construção. Um diferencial do aplicativo é que as informações podem ser acessadas offline no canteiro de obras.


O Construcode proporciona aos colaboradores um melhor entendimento sobre o que será construído exatamente em cada ponto de obra. “O aplicativo foi desenvolvido para trazer mais eficiência e economia para obras e para democratizar as informações na construção civil, além de garantir uma execução mais precisa e fiel dos projetos” [1], destaca Diego Mendes, Co-fundador e CEO da empresa.


A startup foi acelerada desde 2017 pela REDE+ (BA) e, em 2018 foi selecionada no programa Vetor AG, aceleradora da Andrade Gutierrez que promove inovação aberta. Em 2019, a ConstruCode participou do primeiro ciclo do programa de Inovação Aberta e Aceleração do Vedacit Labs (2019), que foi criado para ajudar na jornada de transformação da empresa ao oferecer soluções integradas.


Em 2020, a Trutec by Vedacit adquiriu o controle da ConstruCode e Diego recebeu o convite para fazer parte do time da Vedacit como Gerente Executivo de Desenvolvimento de Negócios e COO na Trutec. A Trutec é uma empresa do Grupo Vedacit, empresa nasce no mercado de construção civil com o foco na servitização e em sistemas de construção baseados em dados para o desenvolvimento de soluções tecnológicas.O objetivo da empresa é atuar no B2B com soluções focadas na saúde das edificações e no B2C oferecendo a digitalização do varejo da construção civil. Se quiser saber mais sobre a ConstruCode, acesse: https://www.construcode.com.br/index.html




Drops da Inovação powered by Climb Group

O Drops da Inovação é o conteúdo da Climb sobre as inovações e tecnologias que estão transformando o setor da engenharia e construção no Brasil e no mundo, fique por dentro das novidades. Se você quiser saber mais sobre as principais inovações e startups que estão impactando o mercado mundial da Construção e revolucionando o mercado, siga @climbgroup no LinkedIn e no Instagram.


Acesse o site: https://www.climbgroup.com.br/

Referências:


[1] https://www.vedacit.com.br/institucional/sala-de-imprensa/releases/vedacit-inicia-operacao-nova-empresa-aquisicao-startup


57 visualizações0 comentário